ACIO Histórico



A Associação Comercial e Industrial de Orleans, doravante denominada simplesmente de ACIO, foi fundada em 28 de setembro de 1970, reorganizada por solicitação dos empresários em 09 de março de 1989, inscrita no CNPJ n 80.166.168/0001-00, registrada no Cartório de Pessoas Jurídicas de Orleans sob n° 9, livro A-1, fls. 70v, em 05 de setembro de 1974; é uma instituição de caráter privativo, sem lucrativos e de intuitos não econômicos, com duração ilimitada, com sede e foro na cidade de Orleans, Estado de Santa Catarina.

Fatos Históricos

• A primeira reunião da ACIO aconteceu no dia 31 de julho de 1970 e foi de iniciativa do Lions Clube e Orleans.

• O primeiro a presidir a primeira reunião foi Francisco Zomer e que após a leitura do Estatuto constituiu o Conselho Deliberativo.

• No período de 1973 a 1974 foi presidida pelo Advogado/Empresário Dr. Constantino Zomer e demais empresários de Orleans.

• No período de 1974 a 1981 foi presidida pelo Empresário Virton Della Giustina e demais empresários de Orleans.

• No período de 1981 a 1982 foi presidida pelo empresário Ângelo Lolli e demais empresários de Orleans.

• No período de 1982 a 1989 foi presidida pelo contador Luiz Carminati que na oportunidade implantou o sistema de Serviço de proteção ao Crédito que hoje pertence ao CDL e a organização de dados completos dos empresários.

• Em 09/03/1989, aconteceu a Assembléia Extraordinária para a reorganização da Associação Comercial e Industrial de Orleans na qual foi reativada a inscrição do CGC na Receita Federal, registro na FACISC que foi presidida pelo empresário José Carlos Librelato.

• No período de 1990 a 1998 foi presidida pelo empresário reeleito para o cargo de presidente José Carlos Librelato onde neste período a ACIO participou de todas as plenárias, com moções, solicitações, destacando a Criação do Posto da Jucesc em Orleans, moção solicitando implantação de uma Escola Técnica de Formação Profissional, asfaltamento Orleans-Pindotiba-Pedras Grandes, recapeamento asfáltico São Ludgero-Orleans, implantação do sistema celular de telefonia para Orleans, proposto à nova Constituição Municipal que se destinasse 1% do retorno do ICMS para que a ACIO e CDL pudessem efetuar aplicações em cursos participações, eventos. Proposta também a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município - Condecom.

• No período de 1998 a 1999 foi presidida pelo empresário e professor Antônio João Tavares e demais empresários de Orleans que realizou inúmeros eventos, com destaque à 1ª EINCOR (Exposição Industrial e Comercial de Orleans), participações diversas em planejamentos (área da Administração Pública, Empresarial e de Ensino Superior em Orleans), debates, participações, orientações, defesa e valorização do setor industrial e comercial.

• No período de 1999 a 2000 foi reeleito para reassumir a presidência Antonio João

• Tavares organizando nova sala de serviços da ACIO com mural dos ex-presidentes, bom relacionamento e parceria com a FACISC e ampliação de alguns serviços prestados pelo posto da JUCESC em Orleans.

• No período de 2000 a 2001 foi presidida pelo empresário Pedro Lole e demais empresários de Orleans.

• No período de 2001 a 2003 foi presidida pelo empresário Antonio Zomer e demais empresário de Orleans.

• No período de 2003 a 2004 foi presidida pelo empresário Silvério Fernandes e demais empresários de Orleans e nesta administração foi editada a 1ª FEINCO - Feira da Indústria e do Comércio com grande sucesso.

• No período de 2004 a 2005 foi presidida pelo empresário Mário José Antonio Salvador onde ressaltou a necessidade de se reeditar a 2 FEINCO, bem como outras atividades empreendedoras em parceria com FACISC e Poder Público.

• No período de 2005 até o presente momento está sendo presidida pelo empresário Evânio Vicente Baschiroto que na qual foi aprovado o novo estatuto com a adequação à Lei n° 10.406 de 10.01.2002 (Novo Código Civil) juntamente com os demais membros da Diretoria. No período de gestão foram assinados os convênios juntamente com a FACISC que vem beneficiar os empresários Iocais. Visita as Associações de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Shereder com o objetivo de conhecer uma das maiores associações comerciais e também pioneira Projeto Empreender e de associações pequenas que deram certo e que hoje servem de modelo para demais associações, reiniciações dos trabalhos juntamente com a FACISC, Participação no Programa de Capacitação do consultor Empreender ocorrido na cidade de Treze Tilias, participação na posse do atual Presidente da FACISC Alaor Tissot, nova instalação da sede da ACIO para um lugar amplo para melhor atender os empresários, participação em reuniões plenárias, participação nas rádios locais de Debates sobre a Importância do Associativismo na nossa região e a mais nova conquista que o Posto de Autenticação Mercantil da Jucesc passa a ser Escritório Regional da Jucesc conforme convênio assinado com o Presidente da FACISC Antonio Zimermann e o Governador de estado Leonel Pavan

Telefone (48) 3466-2592
Whatsapp (48) 9 9832 0893
acio@acio.com.br
Seg. à Sex. 8:00 - 18:00
Sábado e domingo: Fechado
Rua Aristiliano Ramos, 72 - Ed. Alice Leepkaln – Sala 04
Centro, Orleans - SC, 88870-000