O evento que discutiu a situação das rodovias estaduais contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper.

A Plenária Regional Extremo Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) foi realizada nesta quinta-feira, dia 3, nas dependências da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O evento contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper e, em pauta, estava a situação das rodovias estaduais localizadas na região.

O presidente da Associação Empresarial de Orleans (ACIO), Italo José Zomer, participou no encontro a fim de defender as demandas dos empreendedores orleanenses. “Orleans é importante eixo de ligação de todo o Sul, faz conexão do litoral com a serra e é o epicentro do maior cluster da indústria química de plástico do país. Por isso, os projetos de duplicação, como a exemplo da SC-108, entre Criciúma e Urussanga, também devem chegar até nós”, argumenta.

Outro assunto levantado por ele foi a revisão das faixas de domínio em áreas de consolidação urbana. “O fato de Orleans ser cortada por rodovias estaduais em áreas com essa característica tem trazido insegurança jurídica para quem empreende e mora nas margens dessas rodovias”, observa, acrescentando que o deputado estadual Volnei Weber endossou o pleito.

“Ele comentou de um Projeto de Lei que defende a diminuição das faixas de domínio em áreas de adensamento urbano consolidado e defendeu, perante o secretário, que fossem buscadas soluções de terceiras faixas nos trechos mais críticos da SC-108 e que os engenheiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade fossem designados para buscar essas soluções”, detalha o presidente da ACIO.

O intuito destas reuniões é a discussão de temas de desenvolvimento regional, pleitos emergentes e estruturantes, unindo forças entre as associações e o poder público para ampliar o debate e ter efetividade nas pautas, fundamentais para a melhoria da competitividade e do ambiente empresarial, como ocorre com a infraestrutura viária.

A plenária foi composta por presidentes e diretores das Associações Empresariais de Araranguá (Aciva), Criciúma (Acic), Içara (Acii), Sombrio (Acis), Jacinto Machado (Acijam), Balneário Gaivota (Acibg), Forquilhinha (Acif), Nova Veneza (Aenove), Morro da Fumaça (Acimf), Cocal do Sul (Aecs), Urussanga (Aciu) e Orleans (Acio), que representam 27 municípios e 36.895 empresas. Também estiveram presentes, o coordenador regional da SIE, Ademir Honorato, o deputado estadual Volnei Weber, o deputado federal Ricardo Guidi, que está assumindo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e entre outros representantes de deputados.

O vice-presidente Regional Extremo Sul da Facisc, Ubirajara Pickler, ressalta a importância dessa união na defesa dos interesses de toda a região. “Agradecemos a presença de todos, valorizando o encontro com o secretário para nos deixar a par sobre as demandas do Extremo Sul. Sabemos que não é fácil realizar as obras no tempo que necessitamos, mas precisamos desse comprometimento”, afirma.