Grupo de empreendedores associados atuarão, de forma conjunta, no fomento à inovação.

Em um mundo de constantes mudanças, os negócios que não optaram por evoluir ativamente acabarão perdendo espaço no mercado. Ciente disso, a Associação Empresarial de Orleans (ACIO) atua, mais uma vez, em prol do desenvolvimento econômico local. Desta vez, isso ocorre por meio do Núcleo de Inovação da ACIO, que teve seu lançamento realizado nesta quarta-feira, dia 15, durante o 23º Café de Negócios.

“O Núcleo de Inovação foi uma iniciativa de empreendedores participantes da 1ª Jornada da Inovação de Orleans, que teve duração de seis semanas. Após a conclusão, eles não queriam deixar esta motivação esfriar, então decidiram continuar unindo forças para promover temas de inovação e atingir cada vez mais pessoas através do associativismo empresarial”, relata o presidente da ACIO, Ítalo Zomer.

Segundo ele, por meio dos encontros do Núcleo de Inovação, a intenção é criar um ambiente propício para o desenvolvimento dos profissionais e das empresas participantes, por meio de capacitações e de visitas técnicas, por exemplo. “Estar inserido em um ecossistema como este permite que as empresas se mantenham capacitadas e engajadas. Inovar é mais simples do que se pensa. Ela ocorre a partir do pensar coletivo, do se apaixonar pelo problema, da busca por soluções e por ter um propósito”.

A sócio-proprietária da Pizolar Materiais de Construção, Helena Coan, está entre os empreendedores que optaram pela implementação do Núcleo de Inovação. “Estamos com grandes expectativas. O Núcleo de Inovação foi lançado para dar oportunidade aos que querem ir ao encontro de novos modelos de negócios e desfazer dos antigos padrões”, avalia. O grupo participará de encontros mensais matinais e está aberto para o ingresso de novos participantes que desejam aumentar sua competitividade por meio do fomento à inovação.

A primeira composição do Núcleo de Inovação é formada pelos membros: Ademir Milo (Inova Sul), Bruna Lima (Auriverde), Fernanda Bianco (Auriverde), Flávia Bianco Weber (Weber Cidades Inteligentes), Gustavo de Souza (AltLav Soluções), Helena Coan (Pizolar), Henrique Jung Carvajal (Cresol), Ítalo Zomer (Helário & Zomer Advogados), Lilian Leonardo (CRESOL) e Vanessa Tomaz (ACIO).

Na ocasião, os participantes e convidados tiveram a oportunidade de assistir à palestra sobre o tema “Inovação e novos modelos de negócios”, com Wander Mendes, ativista de aprendizagem e mudanças, CEO da Model Thinking. “A ideia de inovação visa ajudar de maneira coletiva e colaborativa a resolução de problemas a fim de deixar o mundo melhor. Este é o propósito da inovação. Isso gera produtos e negócios, mas o mais importante é que as empresas que inovam transformam a nossa realidade. Isso ocorre a partir de uma mudança de mentalidade e é um legado que deixamos para as novas gerações”, afirma o especialista.

Além dos nucleados fundadores, a palestra contou com a participação de associados da ACIO e com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Evolução.