ALESC rejeita projetos que ameaçavam a indústria plástica e preserva a economia da região
A ACIO se mobilizou em prol da causa e comemora a conquista, reafirmando seu compromisso com a defesa da classe empresarial.
A Associação Empresarial de Orleans (ACIO) comemora a decisão unânime da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), que rejeitou, na última semana, os projetos de lei que propunham a proibição de sacolas plásticas e utensílios de plástico de uso único no estado, como talheres, pratos e artigos de festa.
No início do debate, a ACIO posicionou-se contrária às propostas, apresentando contra-argumentos e defendendo que as questões relacionadas ao plástico exigem abordagem ampla, baseada em ciência, economia circular e educação ambiental. Neste processo, os esforços somaram-se à mobilização coordenada por entidades como o Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense (SINPLASC), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), juntamente com as associações empresariais do Sul e Extremo Sul, e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
Conforme o presidente da ACIO, Italo José Zomer, a decisão representa uma vitória significativa para toda a região, tendo em vista o papel desempenhado pela indústria plástica na economia, garantindo milhares de empregos e geração de renda. “Essa conquista reforça a importância de se posicionar de maneira responsável e fundamentada. Defendemos a sustentabilidade e reconhecemos os desafios ambientais, mas acreditamos que proibir sem considerar os impactos econômicos e sociais é um retrocesso”, destacou.
Sul de SC é o maior polo da América Latina
Conforme dados apresentados anteriormente pela ACIO, Orleans possui dezenas de empresas ligadas diretamente à cadeia produtiva do plástico, gerando mais de 3.600 empregos diretos e por volta de 6.400 indiretos, em um município com 23.661 habitantes. A macrorregião, formada pelos municípios da AMREC, AMUREL e AMESC, consolida-se como o maior polo da indústria de embalagens da América Latina, com alcance nacional e internacional.
A decisão da ALESC garante que esse ecossistema continue a se desenvolver, gerando oportunidades e fortalecendo a economia de Santa Catarina. “A decisão da ALESC reflete a união e o trabalho coletivo de entidades que, como a ACIO, estão comprometidas com o desenvolvimento econômico e social sustentável. Atuar em defesa da classe empresarial é uma de nossas frentes e seguiremos comprometidos para que o diálogo prevaleça em situações como essa”, conclui Italo.
Sobre a ACIO
Desde 1970, a Associação Empresarial de Orleans (ACIO) tem o propósito de inspirar pessoas e construir histórias. Atualmente, conta com mais de 240 empresas associadas e é bicampeã do Prêmio InovA+ (2023 e 2024), na categoria entre 151 e 300 associados, que tem como intuito reconhecer e premiar as boas práticas de excelência em gestão e inovação. Além disso, foi eleita, em 2024, como case de sucesso em Comunicação e Marketing. Ambas as iniciativas são promovidas pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), a maior representatividade do setor produtivo catarinense.