Em um mercado cada vez mais competitivo, estratégia tem sido adotada a fim de atrair e reter talentos

Cada vez mais, as empresas têm utilizado dos benefícios oferecidos aos colaboradores como estratégia fundamental para atrair e reter talentos. Um dado que retrata isso foi o aumento de quase 40% do faturamento da Associação Empresarial de Orleans (ACIO), de 2022 para 2023, no que diz respeito à comercialização das soluções da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

Entre a maior procura, estão os cartões de benefícios da família UTIL, como o UTIL Alimentação, o UTIL Prêmio e o UTIL Combustível, por exemplo. Por meio deles, as empresas oferecem o cartão com um limite pré-determinado aos colaboradores para que possam efetuar compras em uma ampla rede de estabelecimentos credenciados em todo o Sul do Brasil, tendo em vista que a taxa administrativa cobrada para receber pagamentos com os cartões é a menor do mercado.

De acordo com a consultora comercial Emily Tavares Mendes, o aumento da procura é um reflexo da aproximação entre a ACIO e os negócios associados, que ocorre através de visitas constantes. “Nelas, buscamos estabelecer uma conexão mais profunda com suas necessidades e circunstâncias individuais. Nosso objetivo principal é compreender como estão e se necessitam de algum suporte adicional. Durante esses encontros, colocamos a ACIO à disposição, assegurando que estejam cientes dos recursos e benefícios disponíveis para eles”, explica.

“Estamos empenhados em fortalecer a relação com nossos associados, garantindo que se sintam apoiados e valorizados”, complementa Emily. Dessa forma, a intenção é prestar um serviço ainda mais personalizado e eficiente. “Cada encontro foi incrivelmente produtivo, proporcionando uma compreensão mais abrangente e aprofundada das necessidades específicas de cada associado. Essa abordagem permitiu uma troca eficaz de informações e fortaleceu os laços entre a equipe e os associados, contribuindo significativamente para o entendimento mútuo e o aprimoramento contínuo das práticas associativas”, reforça.

Com isso, a ACIO também contribui para o setor ao estimular ambientes corporativos mais saudáveis e produtivos. A competitividade no mercado de trabalho tem crescido e investir nos colaboradores é uma prática que resulta em um diferencial às empresas. Em relação ao uso dos cartões, as empresas que optaram por utilizá-los apontam como vantagens a praticidade e o fato de ser sem burocracia ou complicação. “Os associados que utilizam o Cartão UTIL têm fornecido feedbacks positivos. Eles destacam principalmente a facilidade na administração e gestão dos cartões e a rapidez do sistema. Além disso, ressaltam a eficiência do suporte oferecido no uso do serviço”, cita a consultora comercial.

Em 2023, houve uma injeção de aproximadamente R$ 3,2 milhões na economia local por meio dos cartões comercializados pela ACIO. Com isso, a iniciativa é positiva não apenas para as empresas e os colaboradores, mas também para a comunidade como um todo, à medida em que gera emprego e renda. “Com uma taxa administrativa mais baixa e revertendo em parte para a associação, as empresas que oferecem este benefício também contribuem com a promoção do associativismo e permitem que o dinheiro circule mais dentro do comércio local”, avalia o presidente da ACIO, Italo José Zomer.

Sobre a ACIO

Desde 1970, a Associação Empresarial de Orleans (ACIO) tem o propósito de inspirar pessoas e construir histórias. Atualmente, conta com 240 empresas associadas no município de Orleans e região e integra o sistema da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), a maior representatividade do setor produtivo catarinense.