Desembargador profere palestra sobre planejamento sucessório empresarial, em Orleans
Evento foi promovido pela Associação Empresarial de Orleans (ACIO), nesta terça-feira, dia 18.
Com promoção da Associação Empresarial de Orleans (ACIO), o desembargador Raulino Jacó Brüning proferiu palestra sobre o tema “Planejamento Sucessório nas Empresas Familiares: antes tarde do que nunca”. O evento foi realizado na noite desta terça-feira, dia 18, no auditório da empresa Embalagens Plaszom e contou com a presença de empresários e profissionais das áreas do direito e da contabilidade.
Conforme o desembargador, o planejamento sucessório é sempre melhor decisão a ser tomada pelas empresas. “Aos contadores e advogados que prestam serviços para as empresas familiares, a atuação a fim de prevenir os conflitos é o melhor caminho para que estes negócios se perpetuem. Aos empresários, é imprescindível que possam definir isso de forma planejada, pois é algo muito sério e, caso não resolvido quando em vida, pode resultar em longa batalha judicial posteriormente”, explica.
Durante a palestra, Dr. Raulino afirmou que apenas entre 5% e 15% das empresas familiares continuam nas mãos dos descendentes até a terceira geração. Entre os motivos, está o fato de fatores emocionais se sobreporem aos racionais nas tomadas de decisão. “Cada caso é único e demanda um planejamento personalizado para atender todas as especificidades, visando o que for mais vantajoso para a empresa, a família e a sociedade como um todo. É um trabalho complexo e que demanda longas tratativas, pois envolve pessoas, mas é importante pensar em quem serão os sócios e os donos dos patrimônios no futuro”, reforça.
O advogado e presidente da ACIO, Italo José Zomer, explica sobre o intuito desta iniciativa. “Este é um assunto cada vez mais atual e necessário à realidade empresarial de nossa região e ter recebido o desembargador Raulino José Brüning para tratar do tema foi uma honra. A palestra foi muito proveitosa e cumpre com o nosso propósito de capacitar empreendedores e profissionais. Afinal, a Associação Empresarial de Orleans é das pequenas, médias e grandes empresas, também é dos profissionais do direito e das ciências contábeis, e nossa busca é por proporcionar oportunidades de capacitar os agentes inseridos neste setor e, como consequência, contribuir com o desenvolvimento de nossa região”, declara.