Projeto foi desenvolvido por Núcleos Empresariais com alunos da EEB Toneza Cascaes.

A primeira edição do Programa Geração Empreendera ampliou o conhecimento de 17 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Toneza Cascaes, em Orleans. A iniciativa visa despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista.

Promovida em parceria entre o Núcleo de Jovens Empreendedores e o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Empresarial de Orleans (ACIO), o projeto contou com cinco encontros semanais, com início em 21 de agosto. A capacitação proporcionou aulas práticas e teóricas sobre temas como empreendedorismo; associativismo no Brasil; autoconhecimento e inteligência emocional; estratégias de vendas e marketing; finanças e oratória.

Com isso, a intenção é contribuir para a criação de uma geração mais consciente, proativa e capacitada dentro do empreendedorismo. “Também abordamos outros temas por meio de dinâmicas realizadas durante os encontros, com convidados especialistas”, explica a advogada Larissa Carrer Hobold, que faz parte do Núcleo de Jovens.

Foto: Arquivo / ACIO

“A principal ação foi criar uma empresa do zero, buscando a inovação e a criatividade, com base em todo o conhecimento que eles adquiriram durante as aulas. A atividade foi dividida em grupos. Posteriormente, eles apresentaram suas empresas para uma banca local, composta por empreendedores da nossa cidade, que avaliaram a administração do tempo, organização, comunicação verbal, envolvimento da equipe, sustentabilidade, inovação e criatividade”, detalha.

O grupo que obteve a melhor avaliação apresentou o projeto para uma banca estadual, na última sexta-feira, dia 20, juntamente com mais 41 estudantes de cidades onde atuam outras Associações Empresariais filiadas à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Segundo Larissa, o projeto gera um grande impacto não somente na vida dos alunos que participam, mas também em toda a comunidade.

Foto: Arquivo / ACIO

“Esta iniciativa proporciona muito conhecimento e uma boa base para os nossos jovens entenderem e desenvolverem empreendedorismo, fazendo com que eles busquem se aperfeiçoar e crescer ainda mais tanto no aspecto pessoal quanto profissional. Ademais, é um programa que envolve toda a comunidade associativista, com empresários voluntários que participam dos núcleos, fazendo desse projeto algo único e enriquecedor para todos”, avalia.

A administradora e técnica de Segurança do Trabalho, Fernanda Américo Cipriano Alberton, integrante do Núcleo das Mulheres, falou sobre os aspectos positivos dessa experiência. “O Geração Empreendedora é um projeto formidável, onde abre possibilidades para os alunos estarem mais conectados com novas oportunidades profissionais, ter um direcionamento do caminho a escolher, bem como quebra de desafio, como falar em público ou se juntar com pessoas diferentes. Para nós multiplicadores, considero desafiador lidar com gerações diferentes e, ao mesmo tempo, satisfatório e gratificante poder levar a eles um pouquinho de nosso conhecimento e experiência”.

Sobre a ACIO

Desde 1970, a Associação Empresarial de Orleans (ACIO) tem o propósito de inspirar pessoas e construir histórias. Atualmente, conta com 240 empresas associadas no município de Orleans e região e integra o sistema da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), a maior representatividade do setor produtivo catarinense.

Foto: Arquivo / ACIO