Último encontro contou com a apresentação de nove micromapeamentos de inovação.

Com nove cases apresentados à banca apreciativa, a 2ª Jornada da Inovação de Orleans foi concluída nesta terça-feira, dia 24. A capacitação contou com quatro encontros e 26 participantes. Por meio dos pilares empreender, inovar, cocriar e prosperar, a iniciativa tem como missão contribuir para transformar negócios, produtos, serviços e processos.

Ao decorrer da Jornada de Inovação, os participantes constroem conhecimentos e acessam ferramentas que permitem que eles observem o campo de atuação e de inovação de cada empresa/segmento. Ao fim do processo, cada participante elabora um micromapeamento contendo um ponto gerador de inovação. Ou seja, eles identificam um problema e, em conjunto, encontram alternativas criativas e acessíveis para solucioná-lo, utilizando os recursos já existentes dentro de cada organização.

Na Cidade das Colinas, a Jornada de Inovação foi organizada pelo Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Orleans (ACIO), pela InovaSul e pela Incubadora Inventa. Teve, ainda, apoio da ACIO e do Unibave e patrocínio das cooperativas Acentra, Cresol e Auriverde. Da mesa apreciativa, fizeram parte o presidente da ACIO, Italo José Zomer; o pró-reitor de Administração e Inovação do Unibave, Dimas Rocha; o vice-prefeito de Orleans, Mário Coan; a diretora-presidente da Cresol Encostas da Serra Geral, Fabiana Cesario; e o diretor de negócios, Adriano Sasse, do Sistema Ailos/Acentra.

O presidente da ACIO, Italo Zomer, enalteceu o nível dos trabalhos. “Foi gratificante observar hoje a apresentação dos resultados deste movimento. Foram perceptíveis a sinergia, a cocriação e o pensamento fora da caixa. Tenho certeza que todos só terão a ganhar por escolherem trabalhar a mentalidade de inovação e por perceberem que inovar é mais simples do que parece e que não requer grandes investimentos”, ressaltou.

Da mesma forma, o pró-reitor do Unibave, Dimas Rocha, se disse satisfeito com os resultados alcançados. “Considero muito interessante esta ideia de reunir pessoas dos mais diferentes segmentos e criar um ambiente onde todos buscam o novo. Para ter sucesso neste objetivo, se faz necessário preparo e foi isso o que Jornada de Inovação proporcionou. Para nós, enquanto instituição de ensino que se propõe a agregar, é gratificante propagar a inovação”.

O professor Ademir Milo, da Inova Sul – Ecossistema de Inovação, fala do sentimento de gratidão a todos os envolvidos. “Agradeço aos participantes e aos nossos patrocinadores e apoiadores. A 2ª Jornada de Inovação de Orleans foi um sucesso absoluto. Empresas, cooperativas, universidade e setores do poder público participaram e conseguiram assimilar os pontos geradores de inovação, reforçando que esta metodologia se aplica aos mais diversos segmentos. Estamos muito felizes pelo grande resultado alcançado, fruto de um esforço conjunto”.